A tecnologia blockchain chamou a atenção de diferentes áreas industriais pelo mundo. Não apenas está mudando o funcionamento dos negócios, mas também permitindo que a inovação evolua em ritmo acelerado. É por isso que você encontra muitas empresas adotando blockchain, e essas mesmas empresas também estão se adaptando para ganhar o mercado no futuro, e também para não ficarem obsoletos em suas áreas de atuação.

Com a inovação à frente, também estamos presenciando o aumento do uso de modelos de negócios através da blockchain. No artigo de hoje, exploraremos os modelos de negócios na blockchain. A descentralização realmente mudou a forma como percebemos os problemas que nos rodeiam e nos deu também uma nova forma de buscar soluções!
Então, como eles abordam isso? A solução é encontrar os modelos de negócios na blockchain e implementá-los corretamente em seu meio.

Para ter uma ideia melhor, vamos discutir a necessidade atuais do modelo de negócios blockchain.

As necessidades Atuais de um Modelo de Negócio na Blockchain

A Blockchain em si é um novo modelo de negócios, e graças a ela, as organizações podem transformar seus negócios em plataformas descentralizadas que pode aprimorar o funcionamento de seus negócios. Ele altera as entidades, o fluxo de transações, os lucros e também garante que o crescimento seja mantido durante a mudança.

Desde o advento do bitcoin em 2009, houve muitos casos em que as aplicações envolvendo a tecnologia falharam miseravelmente. Um dos principais motivos está centrado na forma como a tecnologia foi implementada e também pelo fato das empresas criarem modelos de negócios falhos.

Modelos de negócios baseados em blockchain, assim como a BitConnect, nada mais é do que um esquema semelhante aos projetos de pirâmide. Existem também outros modelos que tiram proveito de pessoas ingênuas por aí. Estaremos ignorando todos esses tipos de golpes e nos concentraremos apenas nos modelos de negócios legítimos da blockchain.

Do ponto de vista técnico, precisamos de um modelo de negócios baseado em blockchain que melhore a maneira como as empresas trabalham e beneficiam os usuários finais.

O modelo de negócios baseado em blockchain também deve começar a focar nos empreendedores e não apenas nos investidores. Isso fará com que os projetos se concentrem na utilidade e não no valor do mercado. O SuchApp é um daqueles projetos que se concentram em utilidade, fornecendo uma plataforma de mensagens com blockchain. Isso significa que as ideias de negócios com blockchain devem funcionar tanto no nível macro quanto no micro, beneficiando os funcionários internos da empresa e os usuários finais.

Entendendo o modelo de negócios tradicional

Para entender melhor os modelos de negócios da blockchain, primeiro precisamos aprender mais sobre o modelo de negócios tradicional. Todas as empresas que não estão usando blockchain usam o modelo de negócios tradicional.

Então, como funciona o modelo tradicional de negócios?

Eles essencialmente fornecem serviços ou bens e ganham lucro a partir daí. Os consumidores compram o produto ou o serviço a uma taxa prescrita. As tarifas são definidas de acordo e consistem em todos os salários ou outras despesas que o negócio tenha ou possa ter durante o processo de fornecimento do serviço ou produto. Cada empresa tem uma maneira diferente de lidar com os negócios. No entanto, eles usam um modelo centralizado básico.

O modelo consiste em quatro entidades principais que inclui os proprietários, os acionistas, a organização, os clientes e os funcionários.

Principais Modelos de Negócios da Blockchain Infográfico

Principais Modelos de Negócios da Blockchain Infográfico

O modelo de negócios Blockchain

Muitas coisas são alteradas com o modelo de negócios da blockchain. Em primeiro lugar, é a descentralização, que significa que não há necessidade de uma autoridade centralizada existir, no entanto, nem sempre os modelos de negócios se tornam aplicáveis.

Os dApps (aplicativos produzido a partir da blockchain), por exemplo, fornece trabalho diretamente graças a transações pessoa para pessoa. Isso elimina a necessidade de uma autoridade central e de quaisquer mediadores. A capacidade de criar uma rede sem confiança é no mínimo, revolucionário.

Então, quais entidades não estão presentes na implementação dos dApps? Em primeiro lugar, não há funcionários ou acionistas. Em segundo lugar, não é de propriedade de ninguém, o que torna o modelo de negócios uma perspectiva lucrativa para os usuários. No entanto, se nos aprofundarmos, podemos dizer que os usuários são, em si, funcionários ou proprietários, mas o fato de que seus papéis e impacto são alterados drasticamente nesse modelo da blockchain.

Mas como o modelo de negócios baseado em blockchain a cima gera lucro? Uma maneira é usar tokens para obter lucro, onde qualquer um que ajude minerar e ajudar a tecnologia do blockchain a chegar ao consenso é recompensado com o token que possui valor. O valor, no entanto, depende da condição do mercado. O Bitcoin, por exemplo, oferece aos mineradores a chance de lucrar com a contribuição para a rede.

Tudo parece ótimo, mas o que acontece com a organização ou empresa que começou o negócio ganhar dinheiro? Eles fazem isso mantendo uma certa quantidade de fichas para eles mesmos.

Inicialmente, o valor do token é definido para um valor predeterminado e é vendido a investidores interessados ​​por meio da ICO (Oferta Inicial de Moeda). No entanto, o valor do token depois de ser liberado para o mercado depende de muitos fatores, incluindo condição de mercado, avaliação do negócio e como o negócio está indo no cenário atual do mercado.

O processo de crowdfunding dá aos primeiros apreciadores uma chance de investir no negócio, dando-lhes uma melhor chance de obter lucros. Durante o processo inicial da ICO, o preço dos ativos de criptografia ou do token é baixo. Dessa forma, os desenvolvedores ou a organização obtêm o financiamento necessário para tornar seu projeto uma realidade.

Tipos de Modelos de Negócios Blockchain

Agora que estabelecemos uma compreensão básica dos modelos tradicionais de blockchain e como a empresa obtém dinheiro com eles, vamos discutir os principais modelos de negócios de blockchain existentes.

1. Token Econômico – Modelo de Negócios de Token de Utilidade

O modelo de negócio do token utilitário é predominante no setor. Também discutimos anteriormente no post onde tentamos entender um modelo de negócios da blockchain através dos olhos do modelo de negócios de token utilitário.
Atualmente, existem milhares de startups, empresas ou sites de eCommerce que usam o modelo blockchain baseado neste tokens. Poucos exemplos de negócios descentralizados incluem os tokens BANKEX, o token EDU e assim por diante. A Ripple também é um token utilitário, pois alimenta a rede e facilita as atividades da rede de uma forma ou de outra.

As empresas armazenam alguns dos tokens de utilitário e liberam o restante para a funcionalidade da rede, e eles lucram quando o valor do token utilitário for alterado. A ideia de trabalhar com tokens pode ser resumida com a palavra “Tokenomics”.

O token utilitário deve ter três variáveis ​​valiosas. Por exemplo, ele deve ter um papel, recursos e propósito adequados. Recomendamos que você leia uma postagem detalhada de William Mougayar sobre como funciona a tokenomics.

2. Blockchain como um modelo de negócio de serviços (BaaS)

O Blockchain como um serviço é um dos modelos de negócios da blockchain mais populares por aí. Trata-se de fornecer um ecossistema para outros negócios para gerenciar seu sistema blockchain. Nesse ecossistema, as empresas podem experimentar, testar e fazer pesquisas. Agora, a Microsoft (Azure), a Amazon (AWS), a IBM (BlueMix), etc. oferecem blockchain como um serviço (BaaS) e são os exemplos perfeitos de negócios descentralizado.

Os usuários finais (neste caso, empresas, startups ou organizações deste tipo) não precisam se preocupar com o funcionamento da blockchain e não precisam configurá-lo antes de trabalhar nele. O BaaS também elimina a necessidade de hardware, o que, por sua vez, permite que startups, empresas ou organizações se concentrem em seu ciclo de desenvolvimento.

A maioria das soluções atuais da blockchain, incluindo Bitcoin e Ethereum, podem ser servidas como um serviço, e um desses exemplos incluem o EBaas, o Ethereum Blockchain as a Service (EBaaS). O serviço é gerenciado e fornecido pela Microsoft em colaboração com o ConsenSys.

3. Plataformas de Desenvolvimento

A ideia geral da blockchain ainda está em seu estágio inicial. Diversos desenvolvedores e pesquisadores entra na blockchain, já que as startups estão tentando resolver problemas de forma revolucionária. Isso nos leva ao nosso próximo modelo de negócios descentralizado, conhecido como plataformas de desenvolvimento. Atualmente, as empresas estão se concentrando no desenvolvimento de aplicativos que podem resultar em uma infraestrutura blockchain. Esses aplicativos que podem ser servidos usando blockchain e cloud para o usuário final, proporcionando rápido desenvolvimento.

O Hyperledger é um desses exemplos que fornece ferramentas, estruturas e diretrizes para o desenvolvimento de blockchain. A ideia chave está no rápido desenvolvimento, e eles estão tentando fazer exatamente isso. Outros exemplos incluem o Tendermint e o EthCore.

O BlockApps, é um desenvolvimento de aplicativo da blockchain empresarial, que fornece uma plataforma para iniciar aplicativos da blockchain.

4. Produtos de Software Baseados em Blockchain

O conceito de blockchain foi introduzido em 2009. No entanto, agora, a necessidade atual da blockchain são maiores do que no início. Isto significa que os grandes e velhos jogadores têm que adotar o blockchain o mais cedo possível.

A maneira mais fácil de cooperar é comprar uma solução blockchain e integrá-la ao sistema. Isso dá origem às empresas de blockchain que criam uma solução e as vendem para empresas maiores. Utilizar a tecnologia da blockchain para outras organizações pode ser extremamente lucrativa, já que obterão um pagamento antecipado razoável. Além disso, eles também precisarão fornecer suporte após a implementação.

O blockchain MediaChain foi vendido para o Spotify e é um exemplo perfeito deste tipo de modelo de negócios da blockchain. Isso é feito para resolver os problemas de royalties de música dentro da indústria da música. Ele trará transparência no sistema e recompensará mais os criadores de música por usarem uma plataforma já estabelecida.

Outra razão potencial para adquirir uma solução de software baseada em blockchain é a falta de talento no mercado. As empresas não querem passar pelo processo de aquisição do talento. É por isso que é muito mais fácil para eles comprar uma solução blockchain que atenda às suas necessidades.

5. Taxa de rede

Outro modelo de negócios da blockchain é usado para ter uma taxa de rede associada ao blockchain em si. Esse tipo de modelo de negócios blockchain se aplica a soluções blockchain, como Ethereum ou dApps, que cobram uma pequena quantia para o usuário por diferentes atividades na rede. Por exemplo, a rede Ethereum cobra dos desenvolvedores Ethereum por fazerem seu dApp ao vivo. O mesmo é válido para o NEO, que tem uma taxa para a publicação do dApp.

Os usuários do Ethereum têm que pagar taxas de rede na forma de GAS

6. Serviços Profissionais da Blockchain

O último modelo de negócios blockchain que vamos discutir é o serviço profissional Blockchain. Esses serviços são fornecidos pelas principais empresas de desenvolvimento especializado para startups ou outros negócios para prepará-los com blockchain. Por exemplo, uma empresa gostaria que alguém construísse seu projeto de blockchain personalizado. Nesse caso, eles podem contratar empresas como a Deloitte, IBM ou outros para concluir o projeto para eles.

A chave aqui é não investir no hardware, no software ou na construção de equipes, mas em levar diretamente os serviços de empresas que aperfeiçoaram a arte do desenvolvimento de blockchain. Você também pode encontrar jogadores menores neste mercado. No geral, é um ótimo modelo de negócios blockchain para profissionais de blockchain talentosos que querem usar suas habilidades para fazer negócios.

Existem outras formas de serviços profissionais blockchain também. Por exemplo, muitas empresas movidas a blockchain oferecem serviços relacionados a blockchain, como consultoria, desenvolvimento de documentos legais ou auditoria do negócio.

7. Modelo de Negócio Blockchain P2P

O modelo de negócios P2P oferece um negócio destinado para fazer transação peer-to-peer (pessoa para pessoa). Na verdade, a tecnologia Blockchain sempre foi peer to peer. O blockchain P2P permite que os usuários finais interajam uns com os outros diretamente. Isso faz parte de quase todos os outros modelos de blockchain que discutimos anteriormente. O modelo de negócios P2P pode ser monetizado de várias maneiras, incluindo tokens, BaaS ou taxas de transação.

O IPFS, um sistema de arquivos interplanetário, aproveita o modelo de negócios blockchain. A Filecoin também utiliza o modelo de negócios blockchain P2P, fornecendo uma plataforma para armazenamento e compartilhamento de dados. Para torná-lo viável, qualquer pessoa que armazene os arquivos para outros usuários receberá a Filecoin por sua contribuição. Além disso, existe um software de mineração que permite que os usuários compartilhem seu espaço de armazenamento não utilizado.

Lista de modelos de negócios Blockchain

Modelo de Negócios Blockchain Pequena descrição
Token Econômico Um modelo de negócios que usa o token de utilitário como uma maneira de executar diferentes atividades e fornecer um incentivo para os usuários finais.
Blockchain BaaS O BaaS é tudo sobre fornecer um ecossistema para outras empresas para prosperar e utilizar a tecnologia blockchain.
Plataformas de desenvolvimento Plataformas de desenvolvimento fornecem tecnologia blockchain stack para outras organizações.
Produtos de software baseados em blockchain As empresas desenvolvem soluções e produtos baseados em blockchain para vender a solução a outras organizações.
Taxa troca na rede Um modelo de negócios em que a taxa de rede é cobrada dos usuários finais ou de outras entidades no blockchain.
Serviços Profissionais da Blockchain Serviços profissionais relacionados ao blockchain, como desenvolvimento de dApp, consultoria, auditoria, etc.
Modelo de Negócio da Blockchain P2P O modelo de negócio baseado em P2P utiliza blockchain, onde os pares são capazes de executar tarefas diretas.

 

Em suma, uma empresa de blockchain geralmente ganha dinheiro usando um dos seguintes métodos. Vamos discuti-los abaixo, um por um.

  1. Taxa de rede: A empresa ou organização ganha dinheiro ao impor uma taxa de rede.
  2. Economia de tokens: Os tokens utilitários são usados ​​para executar diferentes atividades na rede. É um ativo criptográfico que os usuários precisam comprar. Um exemplo é o LiveEdu. Seu utilitário de token EDU é usado para realizar muitas ações em sua plataforma, incluindo a criação de projetos, tarefas administrativas e assim por diante.
  3. Produtos de Software Baseados em blockchain: Empresas na blockchain também podem ganhar dinheiro fornecendo sua solução para outras empresas. Um exemplo disso pode ser a integração do Spotify com o MediaChain, que já discutimos.

O modelo de negócios também pode ser uma combinação de ideias diferentes e depende completamente do que a empresa deseja fazer. Não existe uma regra rígida e rápida sobre como um modelo de negócios deve funcionar. As empresas ou organizações são livres para experimentar da maneira que quiserem.

Então, o que você acha dos principais modelos de negócios blockchain? Comente abaixo sua opinião!