Os governos geralmente acabam recebendo críticas por não lidar com a maioria de seus processos com eficiência, mas novas tecnologias, como a blockchain, têm o potencial de promover mudanças drásticas na situação por meio de soluções blockchain para todo governo. As Blockchain Governamentais podem ser algo que será uma realidade nos próximos anos, à medida que os governos começarem a adotar essa tecnologia.

A tecnologia Blockchain tem sido citada como uma das tecnologias mais transformadoras do nosso tempo, com os casos de uso mais óbvios sendo a aplicação no espaço das criptomoedas. É a mesma tecnologia na qual as criptomoedas são baseadas, mas possuem muitas outras aplicações. Blockchain pode ser descrita como um sistema de contabilidade altamente seguro e descentralizado no qual a informação pode ser armazenada, mas não pode ser alterada.

Em vez de armazenar dados em servidores como nos acostumamos através do armazenamento em nuvem, a blockchain se concentra no uso de uma rede de computadores que armazenam e verificam dados. Os computadores de uma determinada rede podem ser distribuídos em todo o mundo e a rede não é controlada centralmente.

Blockchain e os Serviços Governamentais: Infográfico

Blockchain para Serviços do Governo

Os benefícios da blockchain para governos

Os governos têm a tarefa de facilitar a transparência, especialmente na governança, na distribuição de recursos e na obtenção de maior eficiência, entre outras coisas. Por estas razões, os governos de muitos países manifestaram interesse pela tecnologia.

Os pedidos de blockchain para os governos podem ser o elo perdido para ajudar os governos a se tornarem totalmente digitalizados. O mundo tem estado no caminho da digitalização, como tem sido visto em muitos setores, como varejo e entretenimento, entre outros. Os governos também têm sentido pressão para seguir o mesmo caminho, mas é mais fácil falar do que fazer. Um dos maiores obstáculos que se colocaram no caminho da digitalização para muitos governos é a questão da segurança.

Trazer dados pessoais de milhões de pessoas para plataformas digitais representa um grande risco no caso do sistema ser hackeado. No entanto, blockchain foi anunciado como Super seguros devido à sua estrutura e isso significa que poderia oferecer uma solução viável que pode ajudar os governos a finalmente ir digital. O fato de que blockchain é praticamente não hackeavel torna mais atraente para o desenvolvimento de sistemas digitais para os governos. No entanto, esta é apenas a ponta do iceberg proverbial em comparação com o que os serviços governamentais baseados em blockchain podem alcançar.

Os governos, especialmente nos países desenvolvidos, geralmente têm dificuldade em ganhar a confiança de seus cidadãos, especialmente quando se trata de evidências de prestação de serviços e melhoria de serviços já existentes. Nos países em desenvolvimento, os pedidos de blockchain para os governos seriam úteis para eliminar alguns problemas importantes, como a corrupção, garantindo ao mesmo tempo uma implantação e distribuição de recursos mais eficazes. A adoção de tais tecnologias também pode ajudar a facilitar uma melhor utilização dos recursos.

Blockchain governamental e suas aplicações

Há usos muito importantes de blockchain nos governos e aqui estão algumas das situações em que a tecnologia pode ser aplicada para melhorar as coisas.

  1. Blockchain pode ser usado para facilitar a aplicação legal

Os governos podem usar dados de blockchains públicos para rastrear as transações financeiras de forma semelhante à forma como as transações com moeda fiduciária são monitoradas para garantir que o sistema não facilite transações ilegais. A implementação desta tecnologia para um governo pode ser uma ferramenta fundamental para garantir que as transações financeiras no domínio digital permaneçam legais.

Um bom exemplo é a rede pública da Bitcoin, que permite aos pesquisadores rastrear qualquer transação Bitcoin, o que significa que eles podem determinar a quantidade armazenada em uma carteira criptografada a qualquer momento. Isso pode ser útil para reduzir transações ilegais, como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

  1. Corrigindo o problema de tributação

A tributação é também uma das principais questões que têm sido muito faladas quando se trata de criptomoedas, especialmente devido ao uso de moedas digitais para evitar a tributação. Enquanto isso pode ser controlado através do uso de blockchains públicas e moedas não privadas, que pode ajudar os governos a levar as coisas um pouco mais alto. Esta também pode ser a solução há muito esperada para a fixação da dupla tributação.

Já as tecnologias de contabilidade descentralizadas têm a capacidade de promover mais transparência nas transações financeiras. Os governos podem usar a tecnologia blockchain para implantar protocolos que podem ser usados ​​para reduzir os déficits do IVA e reduzir a carga tributária, eliminando a dupla tributação.

  1. Os governos podem usar o blockchain para proteger a infraestrutura vital do governo

As aplicações da blockchain no setor público podem ajudar os governos a garantir uma melhor proteção sobre sua infra-estrutura crítica, mantendo assim os ataques cibernéticos à distância. A maioria dos sistemas críticos utilizados pelos governos em todo o mundo para facilitar a prestação de serviços está conectada à Internet. Isso enfatiza a importância da segurança para sistemas críticos e como estes que não podem ser hackeado, então é potencialmente a melhor solução. Um registro descentralizado também pode ser desenvolvido de tal forma que seja capaz de acompanhar a integridade dos sistemas do governo. Isso reduziria significativamente as chances de ataques e adulteração de dados.

  1. A tecnologia que pode ser usada para aumentar a eficiência da distribuição de bem-estar

A tecnologia de contabilidade descentralizada pode melhorar significativamente o processo de registro, bem como o pagamento, permitindo que os governos lidem com questões relacionadas ao bem-estar com mais eficiência. O blockchain pode, portanto, ser usado para implantar uma entrega de serviços mais rápida, permitindo que os cidadãos se beneficiem diretamente.

O sistema de pagamentos do governo baseado em Blockchain reduziria drasticamente a quantidade de dinheiro que é perdido ou desperdiçado ao longo do caminho, economizando também mais dinheiro para o contribuinte, uma vez que o pagamento em excesso será reduzido por grandes margens. Tais sistemas também seriam mais eficientes para tirar mais pessoas da pobreza. Além disso, a tecnologia pode ser usada para facilitar a alocação adequada de fundos para projetos do governo.

Exemplos de aplicações blockchain pelos governos

Há um grande número de países que já começaram a adotar tecnologias blockchain e aqui está uma olhada nas diferentes abordagens adotadas em diferentes países.

  • Dubai

Dubai é um dos países que adotaram totalmente novas tecnologias, especialmente aquelas que têm muito potencial para o futuro. Por exemplo, o país está determinado a ter veículos autônomos, polícia de robôs e carros voadores no futuro, e tecnologias de contabilidade descentralizadas provavelmente serão integradas aos sistemas usados ​​para executar esses projetos.

O governo de Dubai também espera se tornar o primeiro governo com tecnologia blockchain até 2020. Isso significa que o governo planeja integrar soluções blockchain em todos os seus serviços, incluindo pedidos de visto, pagamento de contas e renovação de licenças entre outros serviços. O objetivo é trazer aplicações blockchain no setor público para melhorar os serviços do governo.

O país do Oriente Médio é um dos destinos globais mais proeminentes para turistas de todo o mundo. Dubai estima que poderia economizar até 1,5 bilhão de dólares por ano por um sistema de transações sem papel alimentado por esta maravilhosa tecnologia.

  • Estônia

O governo da Estônia foi um dos primeiros a se tornar um “governo blockchain” ao se aventurar na tecnologia. O país tem estado envolvido no desenvolvimento de blockchain há muitos anos em suas buscas para encontrar soluções ideais para a maioria de suas atividades. O país europeu começou a trabalhar no desenvolvimento de blockchain para vários serviços do governo desde 2012.

A Estônia implementou inicialmente a tecnologia de contabilidade descentralizada em seu banco de dados de registros em vários setores, incluindo saúde, segurança e setores legislativos. O governo da Estônia também desenvolveu um sistema de gerenciamento de identidade nacional baseado em blockchain chamado ID-kaarts. Este último ajudou a reduzir significativamente o tempo que o governo leva para prestar serviços aos cidadãos do país.

  • China

Apesar de ter assumido inicialmente uma posição agressiva contra as criptomoedas, a China tem sido bastante aberta e positiva em relação ao desenvolvimento de blockchain. Até o presidente do país, Xi Jinping, descreveu o Blockchain como um avanço em um comunicado no início deste ano. Embora o país asiático tenha se oposto a criptocorrências e ICOs, está ansioso para apoiar o desenvolvimento de blockchain. A China reconhece que a tecnologia pode, potencialmente, inaugurar desenvolvimentos maciços dentro de vários setores nos quais ela pode ser aplicada.

  • O Reino Unido

Alguns países membros do Reino Unido, como a Inglaterra, mostraram interesse na tecnologia de contabilidade descentralizada, particularmente no que diz respeito às possíveis aplicações de blockchain no setor público. Mais países também estão mudando para blockchain por causa da eficiência que promete a áreas vitais, como bancos e governo.

  • Índia

Arun Jaitley, o ministro das Finanças da Índia, revelou que o país tem planos de realizar pesquisas sobre o uso proativo da tecnologia blockchain. A NASSCOM, que é a associação do setor de tecnologia da Índia, planeja trabalhar em conjunto com o Blockchain Research Institute (BRI) do Canadá. A parceria trabalhará para determinar como a tecnologia blockchain pode ser usada em empresas, administração do governo e instituições acadêmicas.

  • Os Estados Unidos

Nos EUA, a adoção de blockchain está acontecendo tanto no nível federal quanto no nível local.

Blockchain no governo federal

Algumas das agências do governo federal nos EUA demonstraram muito interesse em desenvolvimentos de blockchain. A DARPA e o Pentágono estão supostamente trabalhando em criar protocolos de segurança fortes usando a tecnologia blockchain.

O governo federal dos EUA também vem trabalhando em desenvolvimentos que visam melhorar a confiança, eficiência e transparência em vários setores. Alguns desses setores incluem aquisições, fundos apropriados, gestão de ativos e cadeia de suprimentos de TI, gestão financeira, dados da força de trabalho federal, serviços governamentais, como certidões de nascimento e vistos, entre outros, e também assistência federal e assistência externa, entre outros.

O Departamento do Tesouro dos EUA tem trabalhado na implementação da tecnologia blockchain no gerenciamento da cadeia de suprimentos para obter mais eficiência e tempos de processamento mais rápidos. Enquanto isso, o Departamento de Estado dos EUA vem incentivando os participantes do setor privado a colaborar com agências governamentais para o desenvolvimento do blockchain. Recentemente, o Departamento de Segurança Interna dos EUA começou a oferecer doações para empresas que possam desenvolver soluções de blockchain que possam melhorar a segurança nas fronteiras.

A NASA também está financiando um programa de pesquisa da Universidade de Akron que busca desenvolver inteligência artificial e redes de aprendizagem profunda baseadas na rede blockchain Ethereum (ETH). O Departamento de Defesa dos EUA também manifestou interesse em sistemas de contabilidade descentralizados. Este aumento do interesse em blockchain nas organizações do governo federal deve ser um indicador chave na direção que o blockchain tomará no futuro.

Blockchain e governos locais

Muitos governos locais nos EUA também estão tomando iniciativas através das quais planejam alavancar o poder da tecnologia blockchain. No ano passado, o estado de Illinois revelou a Iniciativa Tecnológica de Illinois, um programa através do qual as agências do condado se juntariam para trabalhar no sentido de inovações baseadas em blockchain. O objetivo do estado é usar a tecnologia para facilitar a melhor prestação de serviços privados e públicos.

A maioria dos estados nos EUA tem trabalhado no sentido de promover blockchain e também criar regulamentos para criptomoedas. O Colorado apresentou um projeto de lei bipartidário em abril deste ano com o objetivo inicial de promover o uso da tecnologia de contabilidade descentralizada para armazenar e gerenciar registros do governo. Assim como é o caso da perseguição do governo federal com a tecnologia, para o governo local logo se tornará uma coisa comum.

Os riscos da transformação do blockchain governamental 

Uma das maiores preocupações sobre a tecnologia blockchain para muitos governos é que a adoção da tecnologia pode acabar colocando em risco alguns serviços do governo. Por exemplo, o uso de blockchain significa que serviços centralizados, como câmaras de compensação, serão tornados obsoletos e, assim, os governos podem perder sua influência sobre o setor financeiro.

Embora esta tecnologia seja considerado incurável, os governos ainda estão preocupados que os sistemas apoiados pela tecnologia possam acabar sendo vulneráveis ​​a fraudes. Essa preocupação talvez se deva aos muitos hacks maliciosos que supostamente afetaram muitas trocas de criptomoedas e até levaram ao roubo de moedas digitais no valor de milhões. Isso significa que, apesar das alegações, há alguns aspectos que ainda podem deixar os governos expostos a ataques mal-intencionados.

A revolução está ocorrendo em um momento em que as pessoas estão perdendo a fé nos governos e essa nova tecnologia descentralizada parece estar dando novas esperanças às pessoas. Tal situação significa que os governos estão começando a ser menos relevantes, especialmente porque a blockchain parece estar assumindo o papel de fornecer melhor prestação de serviços.

Os governos também estão preocupados com o fato de a tecnologia blockchain e as criptomoedas estarem facilitando os males sociais, como a lavagem de dinheiro, o financiamento de atividades criminosas e a evasão fiscal. No entanto, vale a pena notar que as vantagens da tecnologia blockchain superam de longe os riscos ou desvantagens da tecnologia. Além disso, as tecnologias de contabilidade descentralizadas ainda estão em seus estágios iniciais, o que significa que elas ainda estão sendo desenvolvidas e, provavelmente, melhorarão com o tempo.

Como os governos estão usando a tecnologia blockchain

Embora o setor bancário e de governança sejam os setores com maior probabilidade de se beneficiar da tecnologia blockchain, vale a pena notar que existem muitas outras aplicações de tecnologias de contabilidade descentralizadas. Aqui estão alguns dos outros usos potenciais do blockchain.

  • Registo Predial

Processos como emissão de títulos e registro de terras geralmente envolvem muita documentação e o processo de transferência pode ser bastante demorado. No entanto, os governos podem usar o blockchain para desenvolver soluções que tornem todo o processo mais direto, transparente e também digitalizá-lo.

  • Imobiliária

O mercado imobiliário poderia alavancar tecnologias de blockchain, como contratos inteligentes para facilitar as transações de propriedade sem a necessidade de intermediários. Na verdade, existem startups de blockchain que já estão desenvolvendo essas soluções. Os governos podem usar o blockchain para tornar o mercado imobiliário mais acessível a mais pessoas, digitalizando o processo e, ao mesmo tempo, acelerando todo o processo.

  • Cuidados de saúde

Os governos podem alavancar a tecnologia blockchain para trazer melhorias significativas aos setores de saúde de seus países. Por exemplo, o blockchain pode ser usado para desenvolver sistemas de saúde que ofereçam mais eficiência, especialmente ao manusear e armazenar dados médicos. Esses sistemas já foram desenvolvidos em alguns países por empresas como a MedRec nos EUA.

  • Controle de fronteira

Os governos podem obter um melhor controle das fronteiras por meio da adoção do blockchain para criar um sistema que possa ser usado pelos agentes alfandegários para registrar e armazenar com segurança os dados dos passageiros.

  • Energia

A gestão de energia pode ser assustadora para os governos, especialmente com sistemas antigos que são constantemente sobrecarregados à medida que a população e as indústrias crescem, resultando assim na demanda por mais energia. No entanto, os governos podem contornar algumas das questões que giram em torno da propriedade, criando sistemas eficientes de gerenciamento de energia baseados no blockchain.

  • Turismo

O turismo é um setor muito importante para muitos países e, como tal, eles precisam estar atualizados com as novas tecnologias para se manterem atraentes. Países como o Havaí vêm procurando maneiras de desenvolver soluções blockchain que facilitem aos turistas o que eles têm a oferecer. Por exemplo, o uso de criptomoedas pode tornar mais fácil para os turistas gastarem seu dinheiro sem ter que se preocupar com as taxas de câmbio. Além disso, os sistemas de gerenciamento de hotéis podem incorporar a tecnologia blockchain para proporcionar uma melhor experiência aos turistas.

  • Proteção de espécies ameaçadas

Os governos podem usar a tecnologia blockchain para facilitar a proteção de espécies ameaçadas, acompanhando a vida selvagem rara.

  • Gestão de resíduos

Os governos aproveitam a tecnologia blockchain para facilitar o melhor gerenciamento de resíduos. Por exemplo, a China já desenvolveu tecnologia RFID que é construída em uma rede para lidar com dados de gerenciamento de resíduos.

  • Tributação

Como apontado anteriormente, os governos podem usar as tecnologias de contabilidade descentralizada para obter mais eficiência em seus sistemas de gestão tributária, por meio da integração de sistemas para acompanhar as finanças e eliminar os gastos duplicados. As pessoas também continuaram a adotar moedas digitais à medida que se tornam mais populares para compras e também como instrumentos de negociação.

Serviços Governamentais: Infográfico

Blockchain para serviços do governo

Aplicações da blockchain no setor público

A blockchain tem o potencial de transformar drasticamente o setor público. Por exemplo, a tecnologia é a solução ideal para melhorar o gerenciamento de dados no setor público. Como apontado anteriormente, blockchain pode ser usado para digitalizar e melhorar consideravelmente a prestação de serviços do setor público, como a emissão de escrituras, certidões de nascimento, transferências de propriedade, licenciamento de empresas e licenças matrimoniais, entre outros.

O gerenciamento e o armazenamento de tais dados geralmente são complicados e assustadores, especialmente nos casos em que os dados existem em formato de papel. No entanto, o blockchain pode ser usado para facilitar a entrega dos mesmos serviços digitalmente, ao mesmo tempo que o faz a uma taxa mais rápida e eficiente e também com um armazenamento mais seguro.

A tecnologia de contabilidade descentralizada também pode ser adotada pelos governos como a tecnologia através da qual eles lançam seus projetos-piloto. A tecnologia também pode ser usada para trazer registros de dados antigos para o domínio digital. A tecnologia Blockchain também é ideal para sistemas de votação digital, especialmente porque a transparência é uma das suas fortes suítes. Isso pode tornar a votação muito mais fácil, até mesmo permitindo que as pessoas votem em seus dispositivos digitais, como aparelhos e tablets, especialmente para aqueles que moram em áreas remotas onde os centros de votação estão distantes.

Blockchain também pode ser usado para agilizar os processos administrativos no governo, eliminando terceiros, como agentes, por exemplo, aqueles que devem ser incluídos em contratos juridicamente vinculativos. Isso pode ser conseguido através do uso de contratos inteligentes para facilitar as transações digitais, como a transferência de valor sem a necessidade de confiança.

Por exemplo, algumas soluções de blockchain já existem onde as pessoas podem fazer compras de imóveis e todos os processos de transação serão tratados em uma rede blockchain. A coisa boa é significativamente mais acessível, pois não há intermediários para introduzir marcações e os processos são executados rapidamente, desde que todas as partes cumpram suas obrigações.

Blockchain foi identificado como a tecnologia mais adequada para migração digital. Autoridades em Delaware já começaram a usar contratos inteligentes e tecnologia blockchain para se afastar de processos que envolvem papelada. Isso faz muito sentido porque blockchain permite uma recuperação mais fácil de dados, melhor armazenamento e entrega mais rápida dos serviços envolvidos. Essa abordagem digital pode trazer melhorias significativas para as empresas.

Existem muitas empresas e instituições bancárias que vêm realizando pesquisas sobre a tecnologia blockchain com o objetivo de adotar a tecnologia para obter maior eficiência. Isso tem desempenhado um papel no encorajamento dos governos a também tentar soluções blockchain. A adoção do blockchain pelos setores financeiro e corporativo é um indicador de que soluções de contabilidade descentralizadas estão aqui para ficar e que elas têm muito a oferecer. É por isso que os governos não podem deixar de lado o blockchain porque isso significa que eles perderiam uma das mais importantes evoluções tecnológicas  do século XXI. Vamos ver mais e mais transformações do governo blockchain.